
Modelos de currículo de jovem aprendiz
CV de jovem aprendiz de atendimento ao cliente em banco
Esse currículo compensa a limitada experiência formal com habilidades transferíveis de atendimento ao cliente e com o investimento em competências como inglês e domínio de pacote Office.
Pontos importantes
Use vivências informais e cursos complementares para demonstrar o que os recrutadores de banco procuram: organização, boa comunicação e proatividade.

Dicas adicionais:
- Cursos livres: faça e mencione cursos gratuitos de instituições financeiras como a Fundação Bradesco, para demonstrar interesse genuíno na área.
- Trabalho voluntário: adicione trabalhos voluntários como experiência informal para demonstrar soft skills.
- Disponibilidade: como todo cv de estudante, informe o turno em que estuda, para que a gerência do banco saiba de antemão se o seu horário se alinha com o do banco.
Currículo de jovem aprendiz de elétrica predial
Esse é um currículo para jovens que já escolheram sua carreira e que querem a vaga como pontapé inicial para o mundo do trabalho. Aqui o foco principal é o curso técnico na área e as certificações.
Pontos importantes
Incluir experiências práticas na área fortalece muito a sua imagem, incutindo autoridade mesmo em uma pessoa jovem e iniciante.

Dicas adicionais
- Normas regulamentadoras: mencionar noções de NR-10 pode fazer seu currículo brilhar, porque demonstra consciência sobre riscos elétricos.
- Responsabilidade: use habilidades que denotem seu cuidado com a segurança e respeito às normas, mostrando um perfil responsável para lidar com riscos.
- Ferramentas: mencione sua familiaridade com ferramentas (ex: multímetro) para incutir autoridade.
- Leitura de planta baixa: dê destaque a essa habilidade, pois ela é essencial para o dia a dia de um eletricista.
CV de jovem aprendiz auxiliar de cozinha
Um dos pontos fortes desse modelo é a demonstração da paixão pela gastronomia através das atitudes, como o empreendedorismo com brigadeiros e os curso-chave, como o de boas práticas de manipulação de alimentos. Esse CV também pode ser usado por quem está procurando estágio.
Pontos importantes
Seja nas experiências, cursos ou competências, demonstre atenção pela higiene, disciplina e agilidade. Essas são qualidades essenciais para o ambiente dinâmico de uma cozinha.

Dicas adicionais
- Cursos estratégicos: Sebrae e Senac possuem enorme valor na gastronomia, faça cursos livres dessas instituições e os destaque para dar peso a seu CV.
- Turnos variados: restaurantes geralmente funcionam em turnos variados, você terá mais chances se aplicar quando já tiver concluído o ensino médio.
- Mão na massa: ter prática autônoma, como a venda de brigadeiros, demonstra noções de higiene, gestão de tempo e de estoque, além de responsabilidade.
Currículo de jovem aprendiz administrativo (RH)
O foco deste CV está na organização e capacidade de suporte, demonstradas por meio de vivências escolares e na loja da família. Além disso, direciona o olhar para competências de organização de documentos e gestão de planilhas com eficiência.
Pontos importantes
Como um candidato a aprendiz no ensino médio, você deve mostrar que já possui responsabilidades, que atende a prazos e lida com ferramentas digitais no cotidiano. Isso mostra que você será de grande apoio no escritório.

Dicas adicionais
- Ferramentas digitais: cite familiaridade com tecnologias como o armazenamento em nuvem, para mostrar que está atualizado com o modelo de trabalho atual.
- Habilidades transferíveis: use vivências como a representação de uma turma como prova de que você tem responsabilidade, organização e liderança.
- Cursos relacionados: seja proativo e inclua mais do que um curso rápido, como: auxiliar administrativo, metodologias ágeis, gestão financeira e gestão de projetos.
Currículo de jovem aprendiz auxiliar de logística
Este CV usa vivências práticas de organização de materiais para demonstrar noções de controle de inventário e fluxo de mercadorias. O enfoque na capacidade analítica e organizacional é um dos pontos mais forte do currículo.
Pontos importantes
Em um CV da área de logística é essencial demonstrar raciocínio lógico, agilidade e senso de organização. Você pode indicar trabalhos em lojas como voucher para essas competências.

Dicas adicionais
- Potencial do cotidiano: organização de itens na escola, ou em um trabalho informal, aponta a capacidade de classificação, base da logística.
- Cursos: faça cursos-chave, como introdução à logística, gestão de estoques, Excel e 5S (metodologia de organização).
- Palavras-chave: use palavras-chave como inventário, fluxo de mercadorias e armazenagem.
Como elaborar um currículo de jovem aprendiz para atrair recrutadores
Recrutadores passam apenas alguns segundos analisando um CV. Por isso, você precisa elaborar um currículo objetivo e fácil de ler com rapidez. Então, você precisa selecionar apenas as informações que te dão maior destaque para a vaga.
Dicas de escrita para um CV otimizado
Mesmo com pouca ou nenhuma experiência, você pode compensar com essas dicas para ter destaque, enfatizando sua formação, habilidades, vivências não empregatícias e afins.
1. Use um bom título: coloque um título bem no topo da página, informando a sua profissão adaptada para a vaga que você quer, como no exemplo abaixo:
2. Coloque a sua idade: coloque a sua idade ou data de nascimento bem visível no currículo, porque vagas de JA possuem exigência de idade.
3. Elabore um resumo estratégico: escreva de 2 a 3 frases resumindo seus principais pontos fortes e resultados, você pode também incluir metas de carreira.
4. Dê ênfase à sua formação: coloque a seção de educação no topo e detalhe as informações de forma objetiva.
5. Dedique uma seção para projetos pessoais ou acadêmicos: nessa seção, coloque o nome e a descrição do projeto, seu papel nele e os resultados que obteve.
6. Use habilidades transferíveis: liste ou adicione ao longo do documento competências essenciais para qualquer área, como: trabalho em equipe e comunicação.
7. Destaque estágios e voluntariados: coloque coisas como voluntariados, estágios e trabalhos de meio turno. Eles podem revelar skills transferíveis importantes.
8. Adicione cursos adicionais: dedique uma seção para cursos online ou de curta duração. Isso demonstra proatividade e compromisso com a sua carreira.
9. Mostre autoridade: use verbos de ação e resultados mensuráveis para se colocar como autoridade na área e um candidato de valor.
Faça como no exemplo:
10. Seja objetivo: não use palavras demais, tampouco adicione muitos elementos no seu CV. O ideal é que ele tenha apenas uma página, mais que isso pode desestimular o recrutador.
11. Adapte o CV para a vaga: use as informações do anúncio para selecionar as habilidades, experiências e formações que se alinhem com o que eles buscam.
A estrutura ideal para um currículo de jovem aprendiz
A estrutura do seu currículo precisa ser bem limpa, tornando a leitura fácil. Por isso, as informações devem ser organizadas em seções, apenas com o mais importante. Use as seguintes seções:
- Cabeçalho
- Resumo e objetivo
- Formação
- Experiência
- Habilidades
- Seções adicionais
Cabeçalho
Por ser a primeira coisa que o recrutador vê, ela deve demonstrar clareza, profissionalismo e organização.
Inclua as seguintes informações:
- Nome completo: com tamanho de fonte um pouco maior
- E-mail: use um endereço de e-mail profissional, ex: lais.adv@gmail.com
- Telefone: assegure que a mensagem da caixa postal seja profissional
- LinkedIn: mantenha o perfil atualizado e focado na sua área
Você só deve colocar informações como endereço, foto e idade caso sejam exigidas no anúncio da vaga.
Exemplo de cabeçalho para CV de JA:
Resumo
O resumo e o objetivo vêm logo após o cabeçalho, para despertar o interesse do recrutador. Como nem sempre o jovem tem experiência, o ideal é focar nas habilidades e cursos.
Se você tiver feito um trabalho informal, você pode usar o resumo para mostrar com ela é relevante para a vaga.
Coisas que você pode incluir:
- Sua formação;
- Resultados mais notáveis;
- Hard skills;
- Experiências de nível iniciante.
Exemplos de resumo para CV de jovem aprendiz
Resumo para JA de tecnologia
Resumo para JA industrial
Resumo de JA de vendas
Exemplo incorreto de resumo profissional
Objetivo
Adapte o seu objetivo para a vaga, colocando que seu objetivo imediato é na empresa em questão e que deseja ser efetivado futuramente.
O objetivo pode ser de uma das duas naturezas:
- Crescimento profissional: diga que você objetiva ser efetivado e crescer profissionalmente na empresa.
- Vantagem para a empresa: coloque uma meta que resultará em ganhos mensuráveis para a companhia.
Exemplos práticos de objetivo:
Objetivo para JA na área de vendas
Objetivo para JA de automação
Objetivo para JA de eventos
Exemplo incorreto de objetivo
Formação
A seção de educação deve ter destaque no CV de jovem aprendiz. Coloque a educação mais recente no topo e adicione uma lista com habilidades e conhecimentos.
O que colocar em cada formação:
- Título e área educacional;
- Nome da instituição e data de conclusão;
- Disciplinas relevantes;
- Atividades extracurriculares;
- Estágios.
Exemplo de como colocar um nível educacional no currículo:
Experiência
Para jovem aprendiz, esta seção é opcional. Se desejar, use um vínculo não empregatício, desde que ela revele alguma habilidade importante para a vaga.
Vivências que você pode usar:
- Trabalho voluntário;
- Emprego informal;
- Trabalho autônomo;
- Vivências escolares (eventos ou representação estudantil).
Exemplo de experiência profissional para JA:
Conselhos de profissionais:
Selecione atividades para se alinhar com a vaga pretendida e use habilidades transferíveis, adaptando-as para a vaga.
Habilidades
Use essa seção para fortalecer o seu currículo. Faça uma lista de suas habilidades e compare com aquelas exigidas na vaga de JA.
Se você achar que não tem as competências necessárias, faça cursos livres online. Eles te darão certificados rápidos para provar suas competências.
Exemplos de skills universais:
- Análise de dados;
- Gestão de projetos;
- Pensamento crítico;
- Atenção a detalhes;
- Escuta ativa;
- Domínio de Microsoft Office Suite;
- Familiaridade com ferramentas de organização.
Seções adicionais
As seções adicionais são cartas na manga para deixar o seu CV mais adaptado à vaga. Como o nome já diz, elas são opcionais, devendo ser usadas se sobrar espaço ou se forem muito relevantes. Veja a seguir exemplos de seções adicionais para você usar:
Idiomas
Ela é útil para vagas nas quais você pode lidar com pessoas de outros países, ou para as quais o treinamento e materiais é em outro idioma.
Certificações
Aqui entram certificações que podem não ser reconhecidas pelo MEC, mas que são muito valorizadas pelas empresas.
Referências
Em algumas áreas, ter boas referências é muito apreciado pelas empresas.
Como fazer seu CV de jovem aprendiz passar pelos filtros de ATS
Hoje em dia, principalmente em empresas grandes, os recrutadores usam filtros automatizados para agilizar os processos de seleção. Seu objetivo é fazer seu currículo ser compatível com os filtros.
Use as seguintes dicas para fazer seu CV passar pelos filtros ATS:
- Identifique e use as palavras-chave que são usadas no anúncio da vaga para descrever requisitos e responsabilidades.
- Não use abreviações. Os filtros não estão preparados para entendê-las.
- Use um modelo de currículo profissional, com tons neutros e divisões claras entre as seções.
- Seja minimalista nos elementos. Os sistemas ATS não entendem ícones, tabelas, ou figuras. É melhor focar na apresentação escrita.
- Nomeie as seções para que a leitura seja intuitiva. Use títulos claros, como: educação e habilidades.
Carta de apresentação
Ainda que não seja parte do CV, a carta de apresentação é um complemento importante, dando a oportunidade de abordar mais detalhadamente informações relevantes.
O que deve ter na sua carta de apresentação de jovem aprendiz:
- Um cabeçalho claro e objetivo;
- Diga qual é o objetivo da carta;
- Mencione seus principais atributos profissionais;
- Faça um parágrafo falando dos benefícios que você pode proporcionar;
- Diga que está ansioso para começar a colaborar com a empresa;
- Assine a carta.
Conclusão
Uma vaga de jovem aprendiz é uma ótima forma de começar uma carreira. Como um iniciante sem experiência, você precisa usar suas qualidades, vivências e conhecimentos para se mostrar um profissional de valor.
Além disso, o seu CV deve estar automatizado, para passar pelos filtros ATS e para facilitar a leitura do recrutador. Com isso, você tem mais chances de ser chamado.















